sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Lançamento do novo site do Instituto Chão Caipira


Centro de Memória Paraibuna foi acompanhar o lançamento do novo site do Instituto Chão Caipira "Malvina Borges de Faria"
www.chaocaipira.org.br, atualizado em um projeto integrado por Clara Almeida e Carol Mattos, estagiárias do CMP de 2022 a 2024, Larissa Neli Faria, educadora da oficina Conhecendo Paraibuna, e José Vicente Faria, que atuou diversas vezes na coordenação da CMS de Arquivo e Patrimônio Histórico, além de uma equipe de peso de colaboradores.




O site, que contém um acervo de 40 anos de registros realizados por João Evangelista de Faria por todo o Vale do Paraíba, é uma das principais ferramentas de pesquisa de registros audiovisuais e jornalísticos que utilizamos para a realização de nossas ações educativas. 

O site é integrante do Projeto de Digitalização de Acervo do Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria”, financiado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Edital 13/2023 da SECULT. Não deixem de conferir e apoiar as instituições parceiras de nossa cidade, acesse: www.chaocaipira.org.br

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Mutirão Cultural EE Dr. Cerqueira César

Olá, internautas!

Na última quinta-feira, dia 20/02, ocorreu mais uma edição do "Mutirão Cultural", organizado pela Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva.

Desta vez, o evento foi realizado na EE Dr. Cerqueira César, aqui em Paraibuna.

 Aproveitamos a ocasião para divulgar alguns dos projetos desenvolvidos no Centro de Memória. Entre as atividades, realizamos a dinâmica "O que te lembra Paraibuna?", na qual os participantes puderam expressar, por meio de ilustrações, suas memórias e referências sobre a cidade. Além disso, apresentamos cópias de documentos históricos datados de 1850, que mencionam o nome de "Dom Pedro II" (os originais fazem parte do acervo do Centro de Memória).










Agradecemos imensamente à Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva por essa oportunidade e à escola EE Dr. Cerqueira César pela recepção maravilhosa

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Mutirão Cultural Cel Eduardo José de Camargo

  Olá, internautas! 

Na última segunda-feira, dia 17/02, tivemos um encontro incrível com os alunos do Coronel Eduardo José de Camargo, aqui em Paraibuna, para mais uma edição do Mutirão Cultural, promovido pela Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva. 

Utilizamos o espaço da escola para apresentar as atividades oferecidas pela Fundação, incluindo algumas ações realizadas aqui no Centro de Memória.


Aproveitamos o momento para realizar uma atividade que chamamos de 'O que te lembra Paraibuna?', na qual os alunos puderam ilustrar suas memórias e compartilhar as referências que os fazem lembrar de nossa cidade.










Gostaríamos de agradecer à Fundação pelo apoio e por nos convidar a fazer parte deste evento maravilhoso. Também agradecemos à Escola Cel. Eduardo José de Camargo pelo espaço cedido e, especialmente, aos alunos que aceitaram participar desta dinâmica incrível.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

VISITA

O Centro de Memória Paraibuna recebeu, na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2025, a presença ilustre do Juiz de Direito da Comarca de Paraibuna, Pedro Flávio de Britto Costa Júnior, e Diretora de Serviço do Ofício Judicial, Jaqueline de Alvarenga Cabral.

A visita foi realizada para apresentação do resultado do primeiro ano do projeto “Serviço Técnico Especializado para Formação e Treinamento Paleográfico“, coordenado pela Dra. Valéria Zanetti e Me. Maria José Acedo, com participação da equipe do Centro de Memória Paraibuna e pesquisadores do município.

O projeto, voltado à organização do acervo do Judiciário que está sob tutela do Centro de Memória Paraibuna, já higienizou, digitalizou e transcreveu, em seu primeiro ano, 97 processos que totalizam quase 3.500 páginas estudadas.

Com a estimativa de continuidade do projeto a partir do mês de março de 2025, a equipe do Centro de Memória Paraibuna já adiantou os procedimentos de higienização e digitalização de mais de 100 processos que somam mais de 4.500 páginas a serem transcritas. Todo esse material será disponibilizado em breve para consulta em nossa página oficial.


Não deixe de acompanhar e participar de nossas ações para conhecer mais sobre a história de nossa Paraibuna.

COMPHAC

No última terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2025, nossa equipe participou da reunião de retomada do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural - COMPHAC. No COMPHAC, a sociedade civil e o poder público debatem ações para proteção e promoção do patrimônio cultural da nossa Paraibuna.
 

 Foi a partir da sociedade civil que a Lei de proteção do patrimônio cultural de Paraibuna foi atualizada depois de 20 anos, criando a Lei Ordinária 3437 2022 de Paraibuna SP a partir de um trabalho coletivo que durou mais de 9 meses! Com isso, hoje o COMPHAC pode atuar na proteção de nossos bens culturais!

A participação da sociedade nos espaços de decisão da política pública da nossa cidade é essencial para que nossa identidade seja valorizada, você pode contribuir participando também da Comissão Municipal Setorial de Arquivo e Patrimônio Histórico, comissão da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva“ que atua na gestão colaborativa do Centro de Memória Paraibuna.





Esperamos vocês nos nossos próximos encontros.


 




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Na última quarta-feira, dia 5 de fevereiro, tivemos com os professores da rede municipal de ensino. Essa atividade foi uma parceria com o SICRED.

Durante a monitoria, a equipe do CM (Centro de Memória) fez um "passeio" pela história de Paraibuna. Compartilhamos um pouco sobre os pontos importantes da cidade, como o prédio da Fundação Cultural e o Paço Municipal. Teve também uma parada especial no mural das lendas, onde todo mundo pôde conhecer algumas histórias e contos tradicionais.


Além de ser um momento de aprendizado, a atividade também serviu para abrir um diálogo com os professores da rede municipal. 

A atividade também serviu como uma ótima oportunidade para dialogar com os professores da rede municipal. Foi um momento de troca e planejamento para a nova fase de monitorias técnicas que serão implementadas a partir de 2025.




Você sabe o que é Comissão Municipal Setorial ? 

As reuniões setoriais municipais são espaços fundamentais para o diálogo e o engajamento da comunidade.
Nessas ocasiões, você pode expressar suas ideias, apresentar propostas e contribuir com soluções que ajudem a construir um cenário cultural mais rico e diversificado para nossa cidade.

Entre as comissões disponíveis, destacam-se:

CMS de Arquivo e Patrimônio Histórico

CMS de Artes Cênicas

CMS de Artes Plásticas

CMS de Cine, Foto e Vídeo

CMS de Folclore e Tradições Populares

CMS de Literatura


No dia 4/02, nós, do Centro de Memória, estivemos presentes na reunião da CMS de Arquivo e Patrimônio Histórico. Durante o encontro, debatemos e definimos algumas diretrizes que serão adotadas pela comissão ao longo do ano de 2025




Sua participação é muito importante! Junte-se a essas discussões e faça parte das decisões que impactam diretamente a área em que você mais se identifica. 

Para mais informações CLIQUE AQUI